terça-feira, dezembro 27, 2011

Chá Verde e os seus beneficios

Acerca:

O chá verde é um tipo de chá feito com a infusão de folha da Camellia Sinensis. A cor verde é obtida por uma oxidação minima destas mesmas folhas.

Ao longo das últimas decadas o chá verde tem sido sujeito a inúmeros estudos científicos e médicos para determinar até que ponto se extendem os seus benefícios para a saúde, com fortes evidências que sugerem que pessoas que bebem chá verde possuem menor risco de contrairem problemas cardíacos e até alguns tipos de cancro.

Benefícios:

O chá verde contém polifenois, mais concretamente catequinas, sendo que as mais abundantes são as epicatequinas gallate. O chá verde também contém carotenóides, tocoferóis, acido ascórbico (vitamina C), minerais como o cromo (crômio), manganês, selénio ou zinco, e outros compostos.

Possui um efeito antioxidante maior que o chá preto, muito embora o chá preto possua algumas substâncias que o chá verde não tem como a teaflavina.

1) Pressão arterial

Um estudo realizado na Queen Margaret University de Edimburgo refletiu sobre os efeitos de curto prazo do consumo de chá verde num grupo de alunos com idades entre os 19 e os 37 anos. Os participantes beberam 4 chávenas de chá verde por dia durante 14 dias.

Os resultados mostraram que o consumo de chá verde reduz no curto prazo a pressão arterial sistólica e diastólica, reduzindo o colesterol, gordura corporal e massa corporal.

Estes resultados sugerem que o chá verde pode representar um papel importante em reduzir os factores de risco cardiovasculares.

2) Visão

Um estudo recente em animais na Universidade de Hong Kong, publicado em Fevereiro de 2011, descobriu que os catequinos do chá verde são absorvidos pelo cristalino, pela retina e por outras partes do olho.

Estes catequinos reduzem o stress oxidante no olho até 20 horas após o seu consumo, sugerindo que o consumo de chá verde pode ajudar a prevenir o glaucoma e outras doenças da visão.