domingo, Junho 18, 2006

Importância das proteínas

As proteínas são responsáveis pelo crescimento, conservação e reparação dos nossos órgãos, tecidos e células, podendo ser utilizadas como fonte de energia se houver deficiências dos outros nutrimentos energéticos.
As proteínas são formadas por sequências de unidades mais pequenas chamadas aminoácidos, que podem ser de dois tipos:
- aminoácidos não essenciais quando podem ser produzidos pelo organismo humano.
- aminoácidos essenciais quando têm que ser fornecidos pelos alimentos.

As proteínas de acordo com as proporções de cada aminoácido essencial que contêm podem ser
classificadas de:
- alto valor biológico – encontram-se nos alimentos de origem animal (lacticínios, carne, pescado e ovos) possuem aminoácidos em quantidades e proporções adequadas às necessidades do organismo.
- baixo valor biológico – existem nos alimentos de origem vegetal, especialmente nas leguminosas frescas (ervilhas, favas) e secas (grão de bico, feijão e lentilhas). Na sua composição alguns dos aminoácidos essenciais não estão nas quantidades e proporções mais adequadas às necessidades do organismo. Mas apesar da sua composição não ser a ideal, estes alimentos podem constituir boas fontes proteicas se houver mistura de alimentos que contenham proteínas com aminoácidos diferentes, ou seja, se houver variedade alimentar.

Proteína vegetal X Proteína animal ?

Dos 20 aminoácidos, o nosso organismo é incapaz de fabricar 9, que devem ser supridos pela dieta. A forma mais fácil de se obter estes aminoácidos é através de proteínas animais. Fontes de proteínas vegetais (como feijões, lentilhas e soja), têm pouca quantidade de alguns destes aminoácidos essenciais.

A favor das fontes vegetais de proteínas está o facto de que estas também fornecem outros nutrientes importantes como carbohidratos e fitoquímicos que previnem algumas doenças. Além disso, vegetais são ricos em fibras alimentares.

Por outro lado, as proteínas animais são ricas em ferro, zinco e vitaminas B.

A principais fontes de proteína animail são: carnes, ovos, pescado, aves e lacticínios (leite, iogurte e queijo). Já as melhores fontes de proteína vegetal são: feijão, grão-de-bico, favas, ervilhas, soja e amendoins.